quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Um doce lazer

Ândria Volz



A praia do Laranjal é uma boa alternativa de lazer em Pelotas. Uma praia de água doce que transmite tranqüilidade e sensação de bem estar aos seus visitantes. As belas árvores, que proporcionam locais de sombra, são os grandes atrativos da praia. O bom e velho chimarrão é um ótimo companheiro para uma visita ao Laranjal. Não podemos deixar de falar do chamado shoping Mar de Dentro, que mesmo não tendo grandes atrativos, concentra muito público ao seu redor. Talvez por que há grande número de restaurantes e bares, tanto no shoping como nos arredores. Além desses, existem também, como alternativa gastronômica, alguns “quiosques” à beira da areia. Estes são motivos de controversas.

É que alguns dizem que esses “quiosques” ajudam na poluição da praia. Por ficar na areia e gerar esgoto, pode acabar prejudicando a limpeza da praia. Em contra partida, há quem diga que os “quiosques” são uns dos principais atrativos da praia. Talvez, sem eles a praia perderia seu “glamour”. “Acredito que os “quiosques” se tornaram uma cultura da praia, por exemplo, o kreps da ‘Tia Tatá’, todos conhecem e gostam”, essa é a opinião da moradora Suélen Lacerda, 18 anos. Já a opinião de Rose Sottoriva, 40 anos é diferente “creio que a com retirada dos “quiosques” a praia poderá ficar mais limpa e conservada, até mesmo, visualmente”. Esse é um problema antigo, a poluição da praia. Alguns esgotos desembocam às margens da laguna. Talvez, esse seja um fator que causa o distanciamento do turismo nesse local. Há alguns anos, está sendo feito tratamentos na laguna para que a poluição diminua e a água se torne apropriada para banho. O fato é que, pela água ser poluída, a população utiliza o Laranjal mais como avenida, do que como uma praia propriamente. É aí que se instala mais um problema, que diz respeito à utilização do local. Muitos procuram o Laranjal como descanso, área para relaxar. Mas isso se torna impossível com a quantidade de pessoas que ocupam o local aos finais de semana. A música alta demais, o barulho dos automóveis, a poluição sonora em geral acaba tornando a tranqüilidade do local inviável. Então, se torna uma disputa por espaço. Contudo, a população não deixa de prestigiar o local e seus atrativos.

Alias, no verão sempre há mais atrativos. Alguns para a recreação das crianças: infláveis e afins são montados na areia. Outros favorecem a pratica de esportes: quadras de futebol e vôlei são instaladas, também, na areia para a população desfrutar. Inclusive, são organizados alguns campeonatos de verão. Contudo, a pratica de esportes não dependem dessas quadras, muitas pessoas utilizam o calçadão para caminhar e correr, durante o ano todo. Além da pratica de Windsurf que a laguna oportuniza. Portanto, a costa doce pelotense tem um grande valor para a população e uma beleza inestimável.


POLUIÇÃO VISUAL


No primeiro semestre de 2010, começou-se a construção de um banheiro público em meio à areia da praia do Laranjal. O fato dividiu, mais uma vez, a opinião da população. Até que ponto seria viável um banheiro? Então, a construção foi interrompida por determinação da justiça. Hoje, os indícios da construção continuam parados à espera de liberação para a continuação da obra. Enquanto isso não acontece, a Praia do Laranjal fica visualmente poluída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário